CEBRASPO
Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos
www.cebraspo.org.br
ILPS condena o bárbaro ataque israelense contra a frota que transportava ajuda humanitária para Gaza
Pelo Prof José Maria Sison
Presidente do Comitê de Coordenação Internacional
Liga Internacional de Luta dos Povos
01 de junho de 2010
Nos mais fortes termos, nós da Liga Internacional de Luta dos Povos condenamos como crime contra a humanidade o ataque bárbaro cometido pela marinha israelita contra a Frota de Liberdade composta por seis barcos de vários países, com mais de 700 pessoas a bordo, desarmado e carregando 10.000 toneladas de ajuda humanitária para Gaza. Relatos dizem que pelo menos 19 pessoas foram mortas e várias ficaram feridas no ataque. Os passageiros do barco incluem parlamentares, sindicalistas, jornalistas, acadêmicos, líderes religiosos, ativistas sociais, idosos, mulheres e crianças.
A Frota da Liberdade estava levando suprimentos muito necessários de medicamentos, alimentos e materiais de construção para a população de Gaza quando foi cercada por forças militares israelenses, com o apoio do USA e Egito. A Frota da Liberdade foi organizada pelo Movimento Gaza Livre, juntamente com uma série de organizações de direitos humanos, incluindo a Turquia Relief Foundation (IHH), a Global Peace Perdana, organização da Malásia; a Campanha Européia pelo fim do cerco contra Gaza, e Barcos Suecos e Gregos para Gaza, entre outros.
Além de seu objetivo humanitário, os organizadores da Frota da Liberdade queriam manifestar sua condenação ao bloqueio econômico a Gaza que tem sido imposto por Israel durante os últimos quatro anos. O bloqueio tem trazido um sofrimento terrível para 1,5 milhões de palestinos na Faixa de Gaza, uma situação descrita por agências da ONU como uma crise humanitária.
De acordo com o Movimento Liberdade para Gaza, Israel limitou o combustível para a central elétrica de Gaza, deixando boa parte dela na escuridão. As autoridades israelenses permitem que os caminhões só entrem com o suficiente em Gaza para impedir a fome total. O governo egípcio em colaboração com a política de Israel-USA de bloquear os palestinos está construindo uma parede de aço no subsolo para evitar que o povo de Gaza de entrar com suprimentos vitalmente necessários, através de túneis.
O USA e outros estados imperialistas ocidentais compartilham da culpa pelo seu apoio ilimitado ao estado sionista desonesto. As Nações Unidas têm demonstrado consistentemente a sua total inutilidade em barrar Israel de cometer crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Os imperialistas têm usado seu poder de veto para bloquear qualquer resolução que condena os crimes de Israel e pedindo sanções. O firme apoio imperialista de Israel tem incentivado o estado sionista a realizar atrocidades impunemente.
Já a União Européia saiu com uma declaração coxa pedindo uma investigação sobre o incidente. As investigações desse tipo são inúteis e apenas resultaram em camuflagens e deixam Israel, eventualmente, fora de enfoque.
O que vai pôr fim aos crimes de guerra israelenses é o povo palestino sacudir o jugo da ocupação israelense através da revolução. O povo palestino merece o apoio das pessoas do mundo na sua justa luta de libertação nacional, democracia, paz e uma vida melhor. Nós, da Liga Internacional de Luta dos Povos, chamamos todas as nossas organizações-membro e todas as outras forças do mundo para apoiar o povo palestino
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário